sexta-feira, 6 de julho de 2012

Atividade Física e a Terceira Idade

    


A falta de atividades físicas na terceira idade compromete reações metabólicas, neuromotoras e funcionais nas mulheres.  A conclusão é de um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em conjunto com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), com 300 mulheres de idades entre 50 e 59 anos e acima dos 70.

De acordo com o estudo, o equilíbrio é o fator mais afetado com a falta de atividade física durante a terceira idade. Num teste para medir essa capacidade, participantes da faixa etária mais baixa permaneceram equilibradas por 24 segundos, enquanto nas mais velhas esse tempo caiu para 13,40 segundos – redução de 78,8% da capacidade de equilíbrio.

De acordo com a pesquisa, o sedentarismo também afeta a agilidade (o que ficou demonstrado num exercício em que as participantes tiveram que andar um curto trajeto) e o reflexo (o exercício para medi-lo consistia em levantar e sentar numa cadeira durante 30 segundos). Outra constatação do estudo é o da perda de força muscular por falta de exercício físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário