quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Reportagem Revista Veja desta Semana



Na Revista Veja dessa semana (Edição 2283 - ano 45 - n° 34 de 22 de agosto de 2012), a reportagem de capa traz um importante assunto em pauta: a descoberta de um novo hormônio: A IRISINA.

A Irisina é um hormônio produzido pelos músculos com ação nas células adiposas. Esse hormônio age ativando determinadas células de gordura a termogênese. Ou seja, teoricamente a Irisina teria o poder de acelerar
o metabolismo do tecido adiposo e portanto, de fazer emagrecer.

As descobertas sobre a Irisina, foram divulgadas nas revistas científicas Nature e Cell. Até o momento, o uso da versão sintética do hormônio foi testada apenas em camundongos. Os resultados são promissores em relação a perda de peso.

No entanto, devemos ser cautelosos na interpretação dos resultados pois os mesmos ainda não foram reproduzidos em Humanos. As experiências com Irisina em Humanos devem começar a partir 2013.

A reportagem é interessante e vale a pena ser lida, principalmente pela explicação sobre os demais hormônios que regem todo o nosso organismo (e como a reportagem mesma fala: são muitos!). Isso é um dos motivos que torna o Ser Humano, um dos organismos mais fantásticos a serem desvendados.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Risoto Saudável



Uma receita para uma refeição saudável para ser degustada no horário do almoço ou no jantar. Se desejar, acrescente outros elementos tão saudáveis quanto os da receita, como por exemplo: vagem, abobrinha, rúcula e tomate seco.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Salada Funcional





Uma ótima opção de molho, também funcional, para esta salada:

Ingredientes:

1 dente (grande) de alho amassado
1 cebola média bem picadinha
Suco de 3 limões
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem orgânico
1 colher (sopa) de óleo de linhaça prensado à frio
1 colher (chá) de sal marinho

Preparo

Misturar todos os ingredientes. Deixar macerar por cerca de 30 minutos em geladeira. Utilizar para o tempero de saladas.